A sinopse que está escrita na parte de trás da minha VHS que, de tantas vezes que rodou durante os anos 90, duvido que ainda funcione, reza o seguinte:
"Esta inesquecível animação, baseada numa história verídica, traz vida a um conto épico, repleto de intriga e acção, vai decerto cativar toda a família.Um filme espectacular que combina aventura, romance, comédia e uma banda sonora de qualidade que nos conta a história da princesa russa, Anastasia e da sua luta para encontrar a identidade perdida.Quando a sombra da revolução cai sobre a Rússia, Anastasia, a filha mais nova da família real, dificilmente consegue escapar com vida.Anos mais tarde, conhece Dimitri, um simpático e astucioso jovem.Os dois decidem partir para Paris, a fim de reclamarem a herança de Anastasia. Mal sabem que terão de enfrentar a fúria de Rasputin e do seu companheiro Bartok, o morcego.Junte-se a esta aventura mágica e embarque numa grandiosa e inesquecível viagem ao tentar encontrar a resposta para o grande mistério do século 20."
Em termos de factos históricos, existem vários erros neste filme, alguns mais básicos, outros mais rebuscados. Por exemplo:
- Anastasia nasceu em 1901, ou seja, em 1916, onde acontecem as primeiras cenas do filme, ela teria 15 anos, não 8.
- A família imperial vivia no Palácio de Alexandre, em Czarskoe Selo, não no Palácio de Inverno em São Petersburgo.
- No principio do filme a família é obrigada a fugir do palácio devido à Revolução de Outubro. No filme essa revolução acontece em 1916, mas, na verdade ela data de 1917. Outro pormenor é o facto de o czar ter sido deposto e preso juntamente com a sua família por uma outra revolução que aconteceu nesse ano, em Fevereiro, e, em Outubro já todos (incluindo Anastasia) estavam exilados em Tobolsk, na Sibéria.
- Embora seja verdade que Rasputine contribuiu para uma descida acentuada da popularidade dos Romanov, não foi ele, depois de vender a alma ao diabo e com a ajuda de um relicário que organizou a Revolução de Outubro. Na verdade o monge foi morto por membros da própria família imperial em Dezembro de 1916.
- A mãe de Anastasia, Alexandra Feodorovna e a sua avó, Maria Feodorovna, odiavam-se mutuamente, ao contrário do que o filme tenta mostrar.
- A celebração dos 300 anos da Dinastia Romanov aconteceu durante todo o ano de 1913, não em 1916.
- A avó de Anastasia ficou na Rússia até 1919, não saiu do país exactamente no dia da revolução. Foi salva juntamente com mais vinte membros da família imperial por um navio de guerra britânico enviado pela sua irmã, a rainha Alexandra do Reino Unido, e não a bordo de um comboio sobrelotado.
- Na altura em que Anastasia sai do orfanato e decide procurar pistas sobre o seu passado em "São Petersburgo", a cidade chamava-se "Petrogrado". O nome tinha sido mudado durante a Primeira Guerra Mundial por ser "demasiado alemão".
(...)
A verdadeira Anastasia
Mas claro que, tal como o realizador, Gary Goldman afirmou, o filme de animação de "Anastasia" não passa de "um verdadeiro conto de fadas. Um grande "se" do que poderia ter acontecido de ela tivesse realmente sobrevivido. Não pode ser levado demasiado a sério." E mesmo assim continua a ser mais fiel à história veradeira do que um dos muitos "filmes" animados que lhe seguiram, onde Anastasia escapa aos bolcheviques graças aos seus instrumentos musicais falantes...
Algumas imagens do filme:
Com as vozes de:
Meg Ryan (Anastasia)
John Cusack (Dmitri)
Kelsey Grammer (Vlad)
Christopher Lloyd (Rasputine)
Hank Azaria (Bartok)
Bernadette Peters (Sofia)
Kirsten Dunst (Anastasia criança)
Angela Lansbury (Maria Feodorovna)
Rick Jones (Nicolau II)
Sem comentários:
Enviar um comentário