Java

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mais uma tragédia na família



Os Romanov não foram a única família a sofrer um final trágico entre os descendentes da rainha Vitória. O sobrinho de Alexandra, Jorge Donatus, filho do grão-duque Ernesto Luís, juntamente com a sua filha, também morreram de forma trágica em 1937. (Texto retirado do livro "Young Prince Philip" de Philip Eade): 

"Faltavam quatro dias para a nova data do casamento de Luís [de Hesse-Darmstadt. O casamento já tinha sido adiado anteriormente devido à morte do grão-duque Ernesto Luís] quando o seu irmão, Don [Jorge Donatus], o novo grão-duque e a sua esposa grávida, Cecília, irmã de Filipe [duque de Edimburgo, marido da rainha Isabel II], partiram na sua viagem trágica para Londres. Estavam acompanhados pelos seus dois filhos, Luís e Alexandre, pela dama-de-companhia de Cecília, Alice Hahn, a mãe de Don, que tinha ficado viúva recentemente, e o padrinho do noivo, Joachim von Riesdesel. Luís e a sua noiva esperavam a chegada da família no aeroporto de Croydon. Enquanto andavam de um lado para o outro, ansiosos, receberam a notícia de que o avião estava atrasado. Algum tempo depois, um oficial pediu discretamente a Luís que o acompanhasse a um escritório onde lhe contou o que tinha acontecido. Don, Cecília e os seus filhos deveriam ter ficado com os Mountbatten em Brook House e a filha de Luís Mountbatten, Patricia (actual condessa Mountbatten) lembra-se de "chegar a casa da escola quando vi o jornal a dizer que o avião se tinha despenhado, estava a caminho de casa, convencida de que os ia encontrar lá". O conde Mountbatten tinha mandado dois carros para o aeroporto, que regressavam agora apenas com o casal de noivos "completamente devastados", como recordou mais tarde. "Fomos todos para casa do pai da Peg e tivemos uma reunião de família horrível. A minha mãe disse que o casamento tinha de seguir em frente, não daí a quatro dias com todas as formalidades e publicidade, mas logo no dia seguinte, enquanto ainda estavam todos em estado de choque."

Na sua noite de núpcias, Luís e a esposa atravessaram o canal da mancha até Ostend, com muito mau tempo, para identificarem os restos mortais da família que tinham sido colocados dentro de onze caixões num hospital local e cobertos de flores pelas freiras que lá trabalhavam. No dia seguinte acompanharam os caixões no comboio funerário para Darmstadt. Assim que chegaram lá, adoptaram Joana, a única filha do casal que não estava a bordo. O casal nunca teve filhos."



A princesa Joana de Hesse-Darmstadt era o único membro da família que não estava presente no trágico acidente de avião que vitimou os pais, os irmãos e a avó paterna. Por ser demasiado nova, não tinha viajado com o resto da família e acabou por ser adoptada pelos tios, o príncipe Luís e a sua esposa, Margaret Campbell-Geddes. No entanto, o destino também não a poupou. Menos de dois anos depois do trágico acidente, a menina de dois anos e meio de idade não resistiu a um ataque de meningite e morreu, no dia 14 de Junho de 1939.

Sem comentários:

Enviar um comentário