Java

segunda-feira, 7 de março de 2011

"The House of Special Purpose" - John Boyn

Rússia, 1915: Aos 16 anos, Georgy Daniilovich Jachmeven coloca-se em frente de uma bala destinada a um membro respeitado da Família Imperial Russa e é proclamado um herói. Antes do final da semana, a sua vida como filho de um camponês muda dramaticamente quando é levado até São Petersburgo para assumir o seu novo cargo como guarda-costas de Aleksei Romanov, o único filho do czar Nicolau II e da imperatriz Alexandra.

Sessenta e seis anos depois, quando visita a sua esposa Zoya que está a morrer num hospital londrino, as memórias da vida que os dois partilharam juntos começam a encher-lhe a mente. O seu casamento, embora feliz, foi marcado pela tragédia, perda de entes queridos e experiencias no exílio que nenhum consegue esquecer.

“The House of Special Purpose” é um romance sobre um jovem inexperiente atirado para o centro de um império moribundo. Conhecedor dos segredos de Nicolau e Alexandra, das maquinações de Rasputine e dos eventos que levaram ao colapso final da autocracia, é também uma história de amor que atravessa mais de meio século, de um marido que não consegue viver no presente e uma mulher que não se consegue reconsiliar com o passado.

Em parte uma história de amor, em parte um épico histórico, em parte uma tragédia, este romance avança desde São Petersburgo revolucionária até Paris após a Primeira Guerra Mundial e desde Londres durante o Blitz até à costa oriental da Finlândia durante os anos 1980 antes de regressar a uma capa de hospital calma onde a história de Georgy e Zoya é finalmente resolvida de forma trágica.

John Boyne
Este romance foi escrito pelo mesmo autor de "O Rapaz do Pijama às Riscas" e por isso teve bastante sucesso entre leitores fora do circulo Romanov. Tem recebido criticas mistas desde o seu lançamento por parte da comunidade Romanov, principalmente porque a história é bastante similar à de Kitchen Boy e tantos outros romances do género que saem com muita frequência nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas aparte disso tem sido bastante bem recebido.

Está disponível em Portugal, em algumas lojas da Fnac, a 10 euros e em inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário