Java

terça-feira, 8 de março de 2011

Casamentos Morganáticos - Alexei Alexandrovich e Alexandra Zhukovskaya

Grão-duque Alexei Alexandrovich
 Esta união parece ter sido a mais confusa da história da família Romanov. É um facto que Alexei Alexandrovich, filho do czar Alexandre II e da sua esposa Maria Alexandrovna, teve um caso com Alexandra Zhukovskaya entre finais da década de 1860, inicios da década de 1870, mas o ponto a que este caso chegou continua a ser muito debatido pelos historiadores.

Alexandra Zhukovskaya
Alexei conheceu Alexandra por esta ser uma das damas-de-companhia da sua mãe. Ela era uma grande amiga de Maria Mescherskaya, a primeira amante conhecida do czar Alexandre III que quase o fez abdicar dos seus direitos de sucessão ao trono antes do seu casamento com a princesa Dagmar da Dinamarca e, também ela, uma dama-de-companhia da imperatriz. O czar Alexandre II descobriu ambos os casos dos filhos e não aprovou nenhum deles, especialmente o de Alexei, visto que Alexandra era filha de um filho ilegítimo, nascido de um caso de um grande proprietário com uma escrava turca.

Embora tenha conseguido resolver o caso de Alexandre com relativa facilidade quando o enviou à Dinamarca para conhecer a antiga noiva do seu irmão mais velho, o czar viu-se com dificuldades acrescidas no caso de Alexei quando, no dia 26 de Novembro de 1871, esta deu à luz um filho do grão-duque chamado de Alexei em sua honra. A partir daqui o que terá acontecido continua a ser uma incógnita.

Alexei
Alguns dizem que Alexei e Alexandra se casaram, mas que o casamento foi anulado pela Igreja Ortodoxa por ter sido realizado sem a autorização do czar. No entanto, nesta época, a lei que dizia respeito a casamentos morganáticos apenas excluía os descendentes destes da sucessão, não proibindo necessariamente que a união se oficializasse ou que os infractores fossem castigados. A lei mais restrita apenas viria a ser aprovada em 1887. Não existem registos de um casamento ou sequer de que Alexei tenha pedido para este se realizar, mas estes podem ter sido destruídos após um possível anulamento.

Alexandra foi convidada a sair da Rússia juntamente com o filho pelo imperador e ambos passaram a viver em Paris sem qualquer título. Ao mesmo tempo Alexei foi enviado para uma longa viagem pela América. Só muito mais tarde o seu filho Alexei viria a receber o título de barão Seggiano pela República de San Marino. O título russo de conde Belevsky-Zhukovsky apenas lhe foi conferido após a morte de Alexandre II e subida ao trono do seu tio, Alexandre III.

Alexei Alexandrovich nunca se casou depois do seu caso com Alexandra, mas acredita-se que poderá ter tido outros filhos ilegítimos devido à sua fama de Don Juan da família Romanov. O seu caso mais conhecido foi com a duquesa Zinaida de Leuchtenberg, a esposa do seu primo Eugénio de Leuchtenberg. Como Eugénio estava em dificuldades financeiras profundas, aceitou que a sua esposa e o primo se encontrassem abertamente em público e até mesmo no seu palácio desde que Alexei os sustentasse.

Alexei e Zinaida
Embora o seu filho Alexei não fosse particularmente chegado aos Romanov de São Petersburgo, o grão-duque Sérgio Alexandrovich e a grã-duquesa Isabel Feodorovna parecem tê-lo tido em boa conta, visto que ele morava numa casa dentro da propriedade deles em Moscovo e foi nomeado ajudante-de-campo de Sérgio quando este se tornou Governador-geral da cidade.

Alexei Alexandrovich morreu em 1908, depois de se ter mudado para Paris alguns anos antes. Alexandra casou-se oficialmente com o barão Christian-Henrich von Wohrmann em 1875, quando o filho tinha apenas 4 anos e foi enviado para a Rússia novamente. Alexei, o filho de ambos, viria a ser assassinado por comunistas no Cáucaso entre 1930 e 1932.

Alexei, filho do grão-duque Alexei Alexandrovich e de Alexandra Zhukovskaya

Sem comentários:

Enviar um comentário