Java

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Filme - Anastasia: The Mystery of Anna (1986)

Baseado na vida de Anna Anderson, este filme inicia a sua acção no último grande evento social dos Romanov antes de rebentar a revolução nas ruas de São Petersburgo. A família é depois exilada pelas novas forças e executada na cave da Casa Ipatiev.

Dois anos depois uma mulher tenta matar-se atirando-se para um canal de Berlim. Depois de passar vários dias num asilo sem dizer uma palavra, uma das suas colegas mostra-lhe uma revista da realeza e conta-lhe que uma das famílias ali representadas foi morta. Alguns dias mais tarde, a mulher tem um ataque de histeria quando lhe tentam tirar uma fotografia para tentar descobrir a sua identidade. Subitamente, assim que o flash dispara, a mulher desconhecida começa a lembrar-se do seu passado como Grã-Duquesa da Rússia Imperial e começa a sua busca pela sua família apoiada por Gleb Botkin.

A família não a reconhece... mas apenas porque querem o dinheiro do seu pai ou então porque a rapariga está tão mudada que parece impossível ser a filha mais nova do Czar da Rússia.

Está é considerada, em termos históricos, a pior adaptação da vida dos Romanov alguma vez feita (acima até do filme de animação que, pelo menos, não tenta ser sério). Tudo, desde a escolha do elenco (Omar Sharif para interpretar Nicolau II não seria a primeira escolha de muita gente, escolher uma rapariga de 12 anos para interpretar uma de 17 não parece a melhor decisão a tomar) até à própria "história" da família, alterada propositadamente para dar a credibilidade que Anna Anderson nunca teve (as crianças nunca aprenderam alemão, no entanto, numa cena, vemos Pierre Gilliard, tutor de francês, ser substituido por um tutor alemão que parece ter bastante sucesso a ensinar a jovem Grã-Duquesa a falar a língua), passando pelo grande drama de Anderson quando não é reconhecida pela família e amigos apenas por maldade.

Resumindo, todo o filme é uma campanha de sensibilização para Anna Anderson que morrera dois anos antes e não uma interpretação fiel dos factos.

O filme e a vida real






Imagens:


















Vídeo:

 

Amy Irving - Anna Anderson
Olivia de Havilland - Maria Feodorovna
Jennifer Dundas - Anastasia
Christian Bale - Alexis
Omar Sharif - Nicolau II
Clair Bloom - Czarina Alexandra
Jan Niklas - Príncipe Erich
Nicolas Surovy - Serge Marcov
Rex Harrison - Grão-Duque Cyril Romanov
Carol Gillies - Sasha
Julian Glover - Coronel Kobilinski
Tim McInnerny - Yakovlev

2 comentários:

  1. De fato, já foi provado por testes de ADN, que Ana Anderson, era uma impostora.
    Esse filme deveria ser proibido, porque induz pessoas inocentes, á cairem em erro.

    ResponderEliminar