Java

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


Nome: Alexandre III da Rússia
Pais: Alexandre II da Rússia e Maria Alexandrovna de Hesse-Darmstadt
Nascimento: 10 de Março de 1845
Reinado: 13 de Março de 1881 - 1 de Novembro de 1894


Principais Reformas:

  • Regresso ao sistema autocrático. Rejeitou o projecto do pai de conceder uma constituição à Rússia, afirmando que o Império nunca funcionaria com os princípios liberais da Europa Ocidental.
  • Iniciou um projecto de unificação de todo o Império Russo, acreditando que deveria existir apenas um governo, uma religião, um povo e uma língua. O Russo tornou-se na língua obrigatória do Império, incluindo nas zonas polacas, alemãs, asiáticas, etc... A religião Ortodoxa recebeu o estatuto de religião única.
  • Perseguições às minorias e opositores do regime através das "Leis de Maio". Judeus e revolucionários são as principais vítimas.
  • Construção da linha transiberiana que levou o comboio a todos os cantos do Império.
  • Reformulação das relações internacionais russas. Afastamento da Alemanha (desde sempre uma aliada russa) e reaproximação da França. Inicio da insolação política russa após a afirmação do czar de que a Rússia "não era um país europeu".
  • O seu reinado ficou, no final, conhecido pelo facto de o Czar não se ter envolvido em nenhum conflito armado.

Família:

Consorte: Maria Feodorovna (nascida Princesa Maria da Dinamarca).
Filhos: Nicolau II da Rússia
                Alexandre Alexandrovich Romanov
                Jorge Alexandrovich Romanov
                Xenia Alexandrovna Romanova
                Miguel Alexandrovich Romanov
                Olga Alexandrovna Romanova

Curiosidade: Alexandre III formou uma banda musical com alguns dos seus primos mais novos. Mantinham ensaios regulares quando o Czar não estava ocupado com assuntos de estado, mas eles eram constantemente interrompidos pela personalidade autoritária de Alexandre que mudava constantemente as pautas e o instrumentos que cada um deveria tocar. Costumavam actuar nos bailes da esposa do Czar e as constantes mudanças acabavam por resultar numa actuação muito pouco talentosa que enviava todos os convidados embora.

Causa de Morte: Uma infecção grave nos rins.

Sem comentários:

Enviar um comentário