Java

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Livro - Six Years At The Russian Court

Margaretta Eagar era uma ama irlandesa que, aos 35 anos, em 1898 começou a trabalhar com a família Romanov. Foi com ela que as quatro grã-duquesas aprenderam inglês e, por isso, ganharam um forte sotaque irlandês que teve de ser, mais tarde corregido por Charles Gibbes. Infelizmente, em 1904, a ama deixaria a corte devido à complicada situação que se instalou na Rússia após a Guerra Russo-Japonesa, na qual o Reino Unido tomou o lado japonês.

Em 1906 publicou um livro sobre as suas experiências com as filhas do Imperador que é uma das principais fontes sobre a vida privada da família.


Excertos:

"A Grã-Duquesa Olga encontrou pequeno pássaro que tinha caído na relva e disse: “Vou guardar este pobre passarinho para sempre.” A governanta não interferiu, mas observou a Olga a levá-lo seguida da sua irmã Tatiana que também estava interessada. A governanta perguntou-se por quanto tempo as crianças iriam guardar o pássaro antes de se cansarem dele. Mais tarde a Olga disse: “Se calhar estou a fazer mal em tirar o pássaro porque, mesmo agora, Deus deve ter mandado um anjo para vir buscar o pássaro e ele não está lá. Vou pô-lo no lugar.” Ela repetiu os passos que tinha dado e colocou o pássaro no mesmo sitio onde o tinha encontrado.
No dia seguinte estávamos a caminho da praia novamente e elas insistiram em seguir pelo mesmo caminho do dia anterior para procurar o pássaro. Quando chegaram ao lugar onde a Olga o tinha colocado, o pássaro tinha desaparecido.
“Imagina que eu o tinha tirado!” disse a Olga, “Então o anjo de Deus não o teria encontrado!”
“Oh,” respondeu a Tatiana, “Acho que teria sido melhor se Ele o tivesse tirado das nossas mãos!”

Tatiana e Olga em 1899

“Um dia quando a Tatiana estava a ser preparada para sair, fui buscar o casaco para ir com elas. Quando ela voltou, a ama, Mary, estava a abanar a Tatiana. “Como te atreves a fazer isso?” exclamei eu, “Pagam-te para cuidar dela, não para a corrigir.”
“Ela é paga?” disse a Tatiana surpreendida.
“Sim”, respondi eu, “Ela é paga e eu também,” e então a Tatiana começou a chorar.
“Tu já me viste a receber o meu dinheiro todos os meses, “expliquei eu.
“Eu sempre pensei que era um presente.”
Então eu expliquei que era necessário que fosse paga, uma vez que não tinha dinheiro meu e a minha forma de o arranjar era a cuidar de crianças. Na manhã seguinte, quando acordei, a Tatiana estava ao pé da minha cama e perguntou: “Posso ir para a tua cama?”
Enquanto a pequena Grã-Duquesa se aconchegava nos meus braços, exclamou, “De qualquer forma, não vais ser paga por isto.”




“De todas as crianças, a Maria era a favorita do Imperador. Quando ela tinha 1 ano e 4 meses, estávamos na Crimeia e ela estava a rodear a varanda onde ele estava a tomar o pequeno-almoço. Eu fui atrás dela rapidamente, o Imperador olhou para mim com um sorriso e pediu-me para pôr mais uma cadeira na mesa para ela. “Comove-me,” disse ele, “ver tanta afeição.”
"A Maria costumava prestar atenção a toda a gente na rua a quem, mais tarde, chamava “os meus amigos,” e ficava triste se eu não os reconhecesse. “Lembras-te,” dizia ela, “daquela senhora de Peterhoh que estava com um chapéu verde? Hoje vi-a em Nevsky.” Ela nunca confundiu ninguém, tinha uma verdadeira “memória imperial” para caras."


A Anastasia, um dia, subiu para cima da mesa do quarto de brincar e saltou para o chão. Eu disse: “Não devias fazer isso, é demasiado alto. Podes sltar para o sofa se quiseres, mas não da mesa.”
Ela não presto atenção ao que eu tinha ditto e voltou a subir para a mesa e saltar para o chão. Então eu dei-lhe um estalo gentil. A Anastasia sentou-se e pensou por um momento e depois disse: “não é bom apanhar um estalo, mas é melhor saltar da mesa e apanhar um estalo do que saltar do sofá.” E voltou a subir para a mesa e a saltar. Então prendi-a à cadeira com uma faixa. A Anastasia não gostou e disse, “é melhor subir para a mesa e apanar um estalo, mas é melhor não subir do que estar presa a uma cadeira!”

O livro está disponivel para leitura online em inglês no site Alexander Palace.

Sem comentários:

Enviar um comentário