Java

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Czares da Rússia - Alexandre II e Família



Nome: Alexandre Nikolaevich Romanov (Alexandre II da Rússia)
Pais: Nicolau I da Rússia e Alexandra Feodorovna (Carlota da Prússia).
Nascimento: 29 de Abril de 1818
Reinado: 3 de Março de 1855 - 1 de Março de 1881



Principais reformas:
  • Decretou o fim da escravatura no Império Russo em 1861, o que lhe deu o cognome de "Czar Libertador".
  • Abertura do regime com o objectivo de o aproximar mais do ideal europeu ocidental. Tinha a consciência da precariedade da sua posição como autocrata em relação com o aumento dos movimentos radicais, por isso foi distribuindo o seu poder entre ministros e conselhos.
  • Durante o seu reinado lidou com a Guerra da Crimeia e com a Guerra Russo-Turca que, embora não totalmente desastrosas, deixaram o Império numa situação complicada.
  • Reformas profundas em todos os sectores, (principalmente nos primeiros anos de reinado) iniciando-se no exercito e marinha, passando pela educação e leis. A pena de morte foi abolida e foi adoptado o sistema jurídico francês mais simplificado. Com o aumento dos movimentos revolucionários, Alexandre II achou que as reformas políticas não seriam a solução, por isso iniciou um movimento de repressão dos detractores. A repressão por ele criada levaria ao seu assassinato em 1881.

Família:



Consorte: Maria Alexandrovna da Rússia (nascida princesa Maximiliana Guilhermina Augusta Sofia Maria de Hesse-Darmstadt).


O casamento entre Alexandre II e a jovem princesa alemã não foi bem recebido entre os pais dele, principalmente a mãe, a Imperatriz Alexandra Feodorovna. Ela considerava Maria demasiado calada e pouco ambiciosa para o papel de Imperatriz de todo o Império. Complicando a situação, o parentesto dela era questionado. A sua mãe, Guilhermina de Baden, mantinha uma relação extra-conjugal com um dos amigos do marido e pensasse que tanto Maria como o seu irmão mais velho, Alexandre, eram filhos dessa relação e não do Grão-duque Luís II de Hesse-Darmstadt. Alexandre ignorou os conselhos da mãe e casou-se com ela em Abril de 1841.

Embora o inicio do casamento tivesse sido romântico, Alexandre cansou-se rapidamente da sua esposa conservadora e foi procurar conforto por entre a corte. Acabaria por formar uma nova família com a plebeia Catarina Dolgorukov com quem se casaria pouco depois da morte de Maria em 1881.


Maria Alexandrovna e Alexandre II


Filhos:

Alexandra Alexandrovna Romanova


Nascida a 30 de Agosto de 1842, Alexandra foi a primeira filha do Czar. Não chegou à idade adulta devido a uma meningite fatal que a atingiu quando ela tinha 6 anos de idade. É talvez mais conhecida pelos rumores de que o seu fantasma apareceu durante uma sessão espirita realizada pelo seu pai.

Nicolau Alexandrovich Romanov


Segundo filho do Imperador, teria sucedido ao pai se tivesse resistido a um fatal ataque de Tuberculose quando tinha 21 anos. Foi o primeiro noivo da princesa Dagmar da Dinamarca, mas no leito de morte expressou o desejo de a ver casada com o seu irmão mais novo, Alexandre.

Alexandre III da Rússia



Vladimir Alexandrovich Romanov


Conhecido principalmente durante o reinado do sobrinho, Nicolau II, por ser o grão-duque mais velho da família. Juntamente com a sua esposa, Maria Pavlovna, opôs-se seriamente às suas políticas. Fundador do ramo "Vladimirovich" da família imperial, a sua bisneta, a grã-duquesa Maria Vladimirovna, reclama actualmente o direito de chefe da família Romanov.

Alexei Alexandrovich Romanov


Banido da Rússia pelo seu irmão Alexandre após o seu casamento "ilegal" com uma plebeia, passou grande parte da sua idade adulta em Paris. Antes era um importante membro da Marinha Imperial.

Maria Alexandrovna Romanova


A única filha sobrevivente do czar, casou-se com o príncipe Alfredo do Reino Unido, filho da rainha Vitória. Entre os seus filhos incluem-se a rainha Maria da Roménia e a princesa Vitória Melita, primeira esposa do grão-duque Ernesto Luís de Hesse e, mais tarde, do grão-duque Cyril Vladimirovich da Rússia.

Sergei Alexandrovich Romanov


Uma das principais figuras do reinado do czar Nicolau II, foi Governador-geral de Moscovo e grande opressor das minorias da cidade, o que lhe valeu o ódio dos seus hábitantes. Casou-se com a princesa Isabel de Hesse-Darmstadt, irmã mais velha da futura czarina Alexandra Feodorovna, de quem não teve filhos. Acabou por ser assassinado em 1905.

Paulo Alexandrovich Romanov


O filho mais novo do czar, casou-se em primeiro lugar com a princesa Alexandra da Grécia e Dinamarca de quem teve dois filhos, a grã-duquesa Maria Pavlovna e o grão-duque Dmitri Pavlovich. Mais tarde apaixonou-se pela esposa de um dos guardas do seu regimento, Olga Paley. Os dois iniciram um romance que levou ao divórcio dela e à expulsão do casal e do filho da Rússia. Mais tarde chegaria ao quarto lugar na linha de sucessão, o que levou ao perdão do Czar e o regresso à Rússia. Foi nomeado o porta-voz da família para avisar o seu sobrinho Nicolau II sobre Rasputine, sendo ignorado. Acabaria mesmo por cortar relações com o sobrinho quando ele rejeitou a petição escrita pela esposa de Paulo para que o seu filho Dmitri pudesse permanecer na Rússia após o assassinato do monge siberiano. Acabaria por ser assassinado em Janeiro de 1919 pelos bolcheviques.



Causa de morte: Assassinado quando uma bomba explodiu dentro da sua carruagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário